Compulsao Sexual

Compulsão sexual

A compulsão sexual é um transtorno caracterizado por um padrão persistente de falha em controlar impulsos sexuais repetitivos, intensos e urgência sexual resultando em um comportamento sexual tão exacerbado a ponto de levar a pessoa a experimentar intenso sofrimento e/ou prejuízos em uma ou mais áreas de sua vida.

Em muitos casos, o sexo deixa de ser algo prazeroso, devido as consequências desse comportamento sexual intenso, fazendo com que a satisfação sexual seja pequena ou ausente. Os comportamentos sexuais podem se tornar o foco central na vida desta pessoa, fazendo com que ela negligencie seus cuidados pessoais, cuidados com a própria saúde, outros interesses na vida, atividades e responsabilidades.

É comum que esse transtorno impacte negativamente as relações interpessoais, a atividade profissional (por exemplo, acessando material com conteúdo sexual frequentemente durante o expediente ou interrompendo o trabalho pela necessidade de busca de relações sexuais), o convívio familiar e social, relacionamentos afetivo sexuais, atividades de lazer e o tempo que seria destinado a outros interesses de vida da pessoa.

As práticas sexuais podem ocorrer de forma solitária, como na masturbação e/ou junto a uma ou mais pessoas. O uso excessivo de pornografia também pode estar presente.

Mesmo entendendo as consequências negativas causadas pela compulsão sexual, é comum que homens e mulheres experimentem dificuldade quando na tentativa de reduzir o comportamento sexual repetitivo, mantendo esse padrão de funcionamento sexual.

No tratamento da compulsão sexual, geralmente há indicação de tratamento farmacológico, objetivando a melhora do comportamento compulsivo e outros sintomas que podem ocorrer simultaneamente, como sintomas depressivos e ansiosos, associado ao tratamento psicoterápico.